BLOG

Qual a importância de ter vários canais de atendimento ao cliente?

qual-a-importancia-de-ter-vários-canais-de-atendimento-ao-cliente

Oferecer ao seu cliente vários canais de atendimento já não é mais um diferencial, mas sim uma exigência no atual mundo dos negócios.

Hoje, graças aos avanços tecnológicos, a distância entre o consumidor e a empresa pode ser reduzida, tanto de forma física quanto burocrática. Seja para comprar, sugerir ou reclamar, o cliente busca a satisfação de suas necessidades.

Por isso, as marcas precisam estar atentas. As pessoas estão cada vez mais conectadas, com informações disponíveis na palma da mão, com poucos cliques e por meio de canais de atendimento variados.

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse assunto. Venha com a gente e entenda mais sobre a importância de estar presente de diferentes formas, sempre pronto para atender ao cliente da melhor forma possível.

Atendimento para todos os tipos de público

O ponto básico quando falamos de canais de atendimento é perceber que as pessoas são únicas, com perfis diferentes uns dos outros.

Assim, estar presente de diversas maneiras mostra que sua empresa entende e respeita a diversidade humana. Como exemplo, vamos pensar nos clientes com maior faixa etária. Geralmente, eles preferem estabelecer contato por meio de canais tradicionais, como o telefone. Por outro lado, os mais jovens optam por usar os meios virtuais.

Esse aspecto tem bastante relação também com o potencial para aumento das vendas, uma vez que sua empresa não depende de um único formato. O cliente pode manifestar seu interesse do jeito que achar mais conveniente.

Relevância com cada situação

Além de colocar o cliente em foco, a multicanalidade otimiza o processo de atendimento ao cliente.

Para visualizarmos uma situação prática, imagine uma loja virtual que vende produtos físicos. Neste caso, a compra se dá por meio do site. O atendimento de dúvidas, por outro lado, pode acontecer por e-mail, chat ou WhatsApp, por exemplo.

Dessa forma, utilizamos cada canal conforme suas vantagens e particularidades, sem precisar depender de uma única forma de contato.

Atendimento com mais qualidade

Se a sua empresa tem uma quantidade restrita de canais de atendimento, a tendência é que ocorram gargalos no processo. Isso porque a concentração de chamados se dará em um único meio, o que gera uma experiência ruim para o cliente.

Com uma plataforma omnichannel que integre todas as ocorrências originadas de múltiplas formas, há o gerenciamento estratégico de todo o processo. Com isso, é possível oferecer uma melhor qualidade para o consumidor e mais inteligência na tomada de decisões da empresa.

Redução de custos

Para concluir, vale citar a importância da redução de custos advinda com a disponibilização de variados canais de atendimento.

Além de todas as vantagens que já citamos, as empresas que adotam a multicanalidade contam com um ganho financeiro considerável ao tirar a exclusividade do atendimento telefônico. Isso porque os contatos por chat, e-mail ou redes sociais são menos onerosos e podem ser atribuídos a um mesmo agente.

Como vimos, a adoção da multicanalidade é um caminho essencial para o sucesso do seu negócio. Os gestores precisam estar sintonizados com as mudanças de um mundo em constante evolução e podem ter seus processos melhorados por meio da tecnologia. Que tal saber mais sobre como alavancar os resultados de sua empresa por meio da inovação? Entre em contato com a Redeservice. Temos a solução na medida para o seu negócio!

Entre em contato

Envie um email
Fique por dentro das novidades!
Whatsapp

Trabalhe conosco