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Dicas de como melhorar o atendimento via WhatsApp

Dicas de como melhorar o atendimento via whatsapp

O WhatsApp no Brasil é uma verdadeira paixão nacional. Segundo dados de uma pesquisa de agosto de 2022, o aplicativo queridinho dos brasileiros tem mais de 147 milhões de usuários no nosso país, o que faz daqui o maior mercado desta ferramenta fora da Ásia. Com tanto sucesso, é de se esperar que o atendimento via WhatsApp também seja algo comum em terras brasileiras, não é mesmo?

Nesse sentido, há a versão business do app, voltada especialmente para as empresas que buscam uma proximidade com seus clientes. Afinal, não dá para ficar fora de uma plataforma que gera tanto engajamento, com mais de 96% dos usuários ativos no Brasil, sendo que 35% deles a apontam como sua mídia social favorita.

Embora o aplicativo tenha até recebido apelidos carinhosos, como “zap zap”, é importante ficar atento a alguns problemas que podem prejudicar o atendimento via WhatsApp. Para que sua empresa não caia nisso, selecionamos a seguir algumas dicas efetivas. Vamos conferi-las?

Ofereça um atendimento ágil

Como o próprio conceito indica, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas. Assim, a premissa é que a pessoa que entra em contato por esse canal de comunicação queira uma resposta rápida.

Uma outra vantagem desta ferramenta é que ela permite que um mesmo colaborador possa atender mais de um cliente ao mesmo tempo, o que contribui bastante para a produtividade.

Registre e organize as informações

Explore e aproveite os recursos da ferramenta. O WhatsApp Business permite o armazenamento das informações e a identificação dos clientes conforme a jornada de compra. Isso possibilita que cada contato receba a mensagem adequada, o que gera uma maior aproximação com o público e mais chances de efetivação de novas vendas.

Por exemplo, ao entrar em contato com um consumidor que já adquiriu um determinado produto, vale a pena oferecer algo relacionado, mas diferente, ao invés de enviar uma promoção do mesmo item.

Use as mensagens automáticas

Uma funcionalidade bastante útil do WhatsApp Business é a criação de mensagens automáticas. Elas permitem um atendimento ágil, mesmo fora de horário comercial, uma vez que ficam por conta de um robô. Esse recurso pode, inclusive, ajudar a resolver diversos problemas, sem que seja preciso direcionar todos os casos para um atendente humano.

Por outro lado, é importante cuidar também para que essas interações sejam inteligentes e não causem irritação no consumidor. Além disso, cuide também para que as mensagens não sejam enviadas excessivamente.

Treine sua equipe

Como falamos acima, os chatbots podem ser um recurso bem interessante quando o assunto é o atendimento via WhatsApp. No entanto, é preciso saber que nem todas as questões podem ser resolvidas desta forma e necessitam de uma abordagem humana.

Por isso, é super importante que sua equipe esteja treinada e alinhada para oferecer aos clientes uma comunicação clara e objetiva. Os colaboradores devem saber utilizar corretamente a ferramenta, de forma a proporcionar uma experiência positiva de atendimento.

Use tecnologias multicanais

Por fim, vale a pena falarmos agora sobre a importância da tecnologia omnichannel no atendimento via WhatsApp. Com ela, você pode integrar os diversos canais de comunicação para que o cliente tenha uma ótima experiência.

Independentemente de onde o consumidor inicie a conversa, a ferramenta multicanal centraliza e gerencia todos os canais de atendimento, graças aos diversos tipos de plataformas atreladas, permitindo que seu cliente continue a conversa de onde ele estiver: WhatsApp, SMS, WebChat, Agente Virtual, Facebook e Telegram.

Além da ferramenta de multicanalidade, a Redeservice possui várias outras alternativas para otimizar a gestão do atendimento em sua empresa. Para conhecê-las, agende agora mesmo, sem compromisso, uma demonstração com nossos especialistas!

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