BLOG

Conheça os principais indicadores de qualidade para call center

Conheça os principais indicadores de qualidade para call center

Saber quais são e como fazer o cálculo dos principais indicadores de qualidade do call center é uma tarefa essencial quando falamos sobre a satisfação do cliente. Isso porque, seja de forma ativa ou receptiva, essa é a área responsável por prestar esclarecimentos, solucionar problemas e vender, entre outras funções.

Dessa forma, os indicadores de qualidade têm por objetivo ajudar a avaliar se a equipe de atendimento está no caminho certo e quais mudanças são necessárias para melhoria dos processos.

A seguir, saiba mais sobre o assunto. Vamos entender um pouco sobre essas métricas e como elas influenciam na experiência do cliente.

TMA – Tempo Médio de Atendimento

É o indicador usado para mensurar, em média, quanto tempo dura um atendimento, desde o momento em que a ligação se inicia até a sua finalização. Deve-se considerar também o tempo de espera e pausas.

Para se obter o TMA, basta dividir o tempo total dos atendimentos pela quantidade de atendimentos realizados em um mesmo período.

TME – Tempo Médio de Espera

O TME ajuda a identificar quanto tempo o cliente aguarda na fila antes de ser atendido e tem bastante relação com a imagem de sua marca.

Para cálculo do TME, divida o número de chamados atendidos pelo tempo total de espera, dentro de um período selecionado.

TMO – Tempo Médio Operacional

O TMO é um dos principais indicadores de qualidade relacionados à produtividade da equipe. Ele mostra quanto tempo um atendente leva do início de um chamado até que esteja disponível para outro.

Essa métrica pode ser obtida com a soma do tempo total do atendimento com o tempo gasto no pós-atendimento, dividida pelo número de chamados realizados.

Tempo de Resposta Inicial

Este é o número que indica quanto tempo o agente gasta para dar ao cliente uma primeira resposta e, certamente, é um indicador que deve ser bastante considerado quando falamos sobre a satisfação do consumidor.

Para chegar nesse indicador, considere o momento inicial do contato e quanto tempo (minutos, horas ou dias) levou para que o cliente recebesse o primeiro retorno da empresa.

Taxa de abandono

De fácil entendimento, a taxa de abandono reflete o número de desistências ocorridas ainda na fila de espera.

Para mensuração desta taxa, subtraia a quantidade de desistências da quantidade total de contatos recebidos em um período.

Número de chamadas atendidas

Como o próprio nome sugere, esse número indica quantos chamados os colaboradores conseguem atender em um determinado período.

Esse é um dos indicadores de qualidade mais importantes, uma vez que ele ajuda a identificar se é necessário o aumento da equipe, a revisão dos processos e a melhoria das ferramentas, entre outros.

BTC – Best Time do Call

Em português, o BTC é a “Melhor Hora para Ligar”. Esta métrica é bastante importante na área de vendas, pois mostra qual o melhor momento para fazer uma chamada ativa para o cliente.

Com o BTC, sua equipe sabe qual é a melhor oportunidade para o contato, de forma a otimizar o esforço de cada agente. Para mensurá-lo, compare os diversos períodos de trabalho e verifique quais deles apresentam a maior quantidade de chamadas atendidas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é mais um dos indicadores de qualidade interessante para as empresas que trabalham com vendas, pois ela ajuda a contabilizar quantas interações realmente viraram negócio.

Para calcular a taxa de conversão, faça uma relação entre quantos contatos foram feitos e/ou recebidos e quantos de fato se converteram em vendas.

CSAT – Customer Satisfaction Score

Por fim, mas não menos importante, o CSAT é o número que indica o nível de contentamento dos clientes e determina o quanto o atendimento oferecido atinge as expectativas do público.

Nesse sentido, um dos métodos utilizados para a apuração do CSAT é a pesquisa de satisfação. Nesta consulta, as perguntas devem ser diretas e a resposta é dada em escala numérica que vão desde o “totalmente satisfeito” até o “totalmente insatisfeito”.

Conclusão

Para finalizar, é preciso considerarmos a importância da tecnologia. Somente com ela é possível termos a apuração fácil e precisa dos indicadores de qualidade mencionados.

Com as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Redeservice, sua empresa otimiza o trabalho da equipe de atendimento, reduz o tempo de espera e garante a satisfação do seu cliente.

Quer saber mais? Basta entrar em contato conosco. Nossos consultores estão prontos para encontrar as melhores alternativas para inovar sua operação.

Entre em contato

Envie um email
Fique por dentro das novidades!
Whatsapp

Trabalhe conosco