No mercado, a forma de agir do consumidor não é algo fixo, mas sim algo que se modifica conforme o passar dos anos e das mudanças sociais. Se pararmos para pensar nas pessoas que compram online, o comportamento muda ainda mais. Por isso, uma vez que o seu objetivo seja vender um produto ou serviço para o consumidor 5.0, você precisa saber mais sobre a forma de agir dele.
Descubra a seguir as características principais do novo consumidor para que você possa elaborar técnicas de vendas e ter certeza de obter melhores resultados.
Eles procuram soluções na internet para os seus problemas
Uma das características principais da forma de agir do atual consumidor 5.0 é a autonomia na busca de respostas. A fim de solucionar problemas, o consumidor realiza pesquisas na internet, ou seja, busca os dados que necessita.
Não é à toa que vídeos e textos de blog que falam sobre conteúdos que auxiliam as pessoas a resolverem questões do dia a dia estão em voga atualmente. Negócios das mais variadas áreas e setores têm investido mais em blogs que forneçam informações ricas e que respondam aos questionamentos das pessoas.
Assim, os blogs acabam por ajudar empreendedores e empresas a se tornarem autoridades conhecidas em seus segmentos, algo que permite a esses empreendedores e empresas conquistar a confiança de potenciais clientes.
Eles não querem ser bombardeados com anúncios
Antigamente, a forma mais ágil de atingir um cliente era investir em anúncios. Essa foi uma forma invasiva de promover um negócio. Afinal, mesmo que a pessoa não esteja interessada no que uma marca tem a oferecer, ela receberá anúncios o dia todo. Com a mudança na forma de agir do consumidor, agora, quem busca uma empresa ou marca são os próprios clientes. O motivo disso é que o consumidor 5.0 aprecia, na relação de consumo, ser uma parte ativa.
Simplesmente não funciona mais o marketing tradicional focado em atrair clientes por meio de mensagens contínuas e intensas e uma publicidade muito forte. Na verdade, o consumidor 5.0 acredita que tais estratégias são desnecessárias e invasivas.
Por outro lado, as técnicas modernas de vendas são bem mais sutis. Um exemplo é o digital marketing, que aplica conceitos como o marketing de conteúdo, cuja meta visa atrair clientes sem divulgar especificamente os produtos e marcas da empresa, o que funciona muito melhor com o consumidor 5.0.
Não é necessário bombardear clientes em potencial com publicidade tradicional. É muito mais eficaz implementar técnicas de persuasão mais sutis.
Eles comparam marcas diferentes a fim de encontrar a melhor relação custo-benefício
O consumidor 5.0 busca dados, avalia e identifica as suas opções antes de fazer uma compra. Se antes você tinha que ir de estabelecimento em estabelecimento a fim de verificar condições e preços de pagamento, hoje é tudo bem mais fácil.
Sites de comparação de preços, como o Zoom e o Buscapé, tornaram-se populares. Os consumidores 5.0 avaliam no mercado dezenas de itens, selecionam as melhores opções, elaboram um perfil comparativo e ainda analisam a evolução dos preços. Realizar uma compra para um consumidor 5.0 não se baseia somente no custo-benefício, mas também em uma união de fatores como durabilidade, qualidade, usabilidade, nível de satisfação do cliente e mais.
O melhor de tudo: as informações podem ser consultadas na internet sem burocracia. Além disso, é muito simples encontrar opiniões de outros consumidores a respeito de determinado produto, o que muda ainda mais a experiência de compra de forma positiva.
Consumidores 5.0 querem fazer compras sem burocracia
Já que estamos falando da forma de agir do consumidor 5.0, eis uma característica que não pode passar em branco: os consumidores atuais querem fazer suas compras de forma ágil e sem burocracia. Processos confusos, demorados e complicados são desanimadores e, muitas vezes, os consumidores simplesmente desistem de prosseguir com a compra.
As páginas de vendas precisam ser criadas com base na melhor experiência do consumidor. Desde atrair até persuadi-los, apenas informações verdadeiramente relevantes precisam estar presentes.
Algumas estratégias podem ser adotadas para que o processo de compra se torne mais rápido e eficiente, como o uso do minimalismo nas formas internas dos sites de vendas. Quanto menos campos a serem preenchidos, melhor. Isso é essencial não somente para fins de simplificação: o consumidor 5.0 deseja fornecer o mínimo de dados pessoais, especialmente pelo receio de fraudes.
O tempo de carregamento da página também é importante. Se o site for lento, é provável que a compra não seja concluída. Os dispositivos atuais estão cada vez mais ágeis e o acesso geralmente ocorre em um piscar de olhos. Portanto, ter um site ágil, rápido e otimizado para dispositivos móveis é essencial.
É claro que essas não são as únicas características do consumidor 5.0. A cada dia que passa, esses clientes evoluem. Para acompanhar os passos deles, é importante ter sempre consigo boas ferramentas de atendimento como as oferecidas pela Redeservice. Entre em contato conosco!