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Omnichannel: a estratégia que pode revolucionar o seu atendimento

Omnichannel: a estratégia que pode revolucionar o seu atendimento

Melhorar a experiência do cliente é um dos objetivos de qualquer negócio. E é exatamente por isso que algumas estratégias valiosas são desenvolvidas, como é o caso do omnichannel.

Se você nunca ouviu falar sobre essa ferramenta de atendimento ao cliente, saiba que ela é uma tendência no mercado atual e tem ganhado espaço nas estratégias de negócio de muitas empresas. Isso porque o omnichannel permite que os canais de comunicação com o consumidor sejam interligados e utilizados simultaneamente.

Ainda está na dúvida sobre como tudo isso funciona? Então continue lendo este artigo e entenda como o omnichannel pode elevar, e muito, o nível do seu atendimento.

O que é omnichannel

O prefixo “omni”, do latim, pode ser traduzido como tudo e inteiro, enquanto que “channel” vem do inglês e em português quer dizer canal. Nesse caso, podemos ter como significado mais próximo “todos os canais”, o que faz todo sentido já que o omnichannel é o que permite que todos os canais de uma empresa estejam conectados.

A estratégia integra lojas físicas, virtuais e os consumidores e, dessa maneira, permite que todos os canais de comunicação sejam explorados.

O objetivo é tornar a experiência do cliente muito mais agradável e prática. Com o omnichannel, além de otimizar o atendimento e torná-lo mais eficiente, é possível fazer com que o consumidor nem perceba a diferença entre o status online e o offline.

Omnichannel na prática

Para que sua percepção a respeito do omnichannel fique ainda mais clara, imagine que um cliente possa estar dentro da sua loja física e ter a possibilidade de ali mesmo utilizar seu aplicativo para localizar um determinado produto, solicitá-lo a um vendedor da loja física e optar por receber a entrega em casa.

Isso e muito mais é possível com a integração entre os canais de atendimento que o omnichannel proporciona, garantindo uma nova e completa experiência de compra para o usuário.

Em alguns exemplos de omnichannel, o consumidor pode pesquisar pelo produto que deseja no site da loja onde ele estiver, comprar através do aplicativo e retirar na loja física de sua preferência.

A principal ideia dessa nova forma de interação é que o cliente não tenha o trabalho de mudar de canal para ter o que precisa. Graças a integração dos canais, ele obtém o que quer, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Principais vantagens

Já apresentamos aqui algumas das muitas vantagens que o omnichannel pode proporcionar, mas os benefícios de contar com essa ferramenta são tantos, que ainda há o que mencionar.

Algumas das principais vantagens de ter o omnichannel como forma de atendimento do seu negócio são:

– Quebra dos limites entre os meios físicos e os digitais

– Diversas opções de compra interligadas de forma simultânea

– Praticidade e facilidade para o cliente

– Aumento do faturamento, graças às novas possibilidades de vendas

– Fidelização do cliente, devido às vantagens oferecidas a ele

– Aperfeiçoamento das estratégias de marketing

– Maior facilidade na comunicação com o cliente

Como implantar?

Para implantar o omnichannel em um negócio, a primeira coisa que deve ser feita é a integração das áreas.

Se a ideia é, por exemplo, permitir que o cliente compre em uma loja virtual e troque em qualquer loja física, é necessário integrar os processos de logística com o sistema tecnológico.

É importante pensar em não interligar apenas os canais de venda, mas também os canais de relacionamento. Dessa forma, a comunicação com o consumidor se torna ainda mais eficiente e é possível inclusive, identificar o comportamento do usuário em cada canal e adequar as formas de interação de acordo com suas necessidades.

Gostou das dicas? Para outras informações sobre soluções tecnológicas em operações de atendimento, navegue pelo nosso site ou entre em contato conosco.

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