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Como cobrar clientes inadimplentes em época de crise?

Como cobrar clientes inadimplentes em tempos de crise

Cobrar clientes que deixaram de pagar algum serviço ou produto nem sempre é uma tarefa simples. Muitas pessoas se sentem constrangidas ou têm dúvidas de como proceder neste momento.

Afinal, o objetivo é que o cliente realize o pagamento e não que gere conflitos. Por isso, existem algumas estratégias que podem aumentar as chances de resolver a inadimplência. Veja abaixo quais são as principais delas.

Mantenha um tom amigável

Quando o cliente deixa de pagar por um produto ou serviço, na maioria das vezes, não é por má fé. Geralmente isso ocorre porque ele teve algum problema financeiro ou não se planejou adequadamente. Por isso, é muito importante iniciar a conversa com um tom amigável. É preciso estar aberto para entender os motivos que o cliente alega por não ter realizado o pagamento.

Este contato inicial deve ser feito idealmente por telefone. Por ser um contato um pouco mais pessoal, aumenta as chances de a pessoa realizar o pagamento. Caso não haja sucesso, é indicado enviar uma carta de cobrança em um tom mais formal.

Realize a cobrança o quanto antes

Muita gente acha melhor esperar um tempo antes de fazer a cobrança. Porém, essa não é a estratégia indicada. O ideal é que a cobrança seja feita no máximo em até cinco dias após o vencimento. Em muitos casos, o cliente pode ter esquecido ou então pode ter ocorrido algum problema no cartão, por exemplo.

Caso a cobrança demore muito, é possível que ele não tenha mais o dinheiro necessário para sanar a dívida. Por isso, não é indicado esperar muito tempo para entrar em contato.

Realização de acordo

Se o cliente tem dificuldades financeiras, a melhor forma é realizar um acordo. O acordo precisa ser compatível com as necessidades dele. Afinal, sabemos que é melhor que o pagamento ocorra, ainda que demore mais tempo do que o esperado. Uma saída é parcelar o valor em prestações bastante diluídas. Assim fica difícil para ele deixar de realizar o pagamento. Neste caso, é preciso estipular datas para que as parcelas sejam pagas sem falta.

Outra solução que deve ser levada em conta é trocar o pagamento por algum tipo de serviço. Um exemplo: vamos supor que o cliente presta serviços de mão de obra. Um acordo possível é pedir que ele então realize algum trabalho como pintar as paredes ou fazer alguma manutenção.

Caso nenhuma destas formas tenha sucesso, é possível entrar com uma ação judicial. Porém, é um processo que demanda tempo e alguns custos. Por isso, uma alternativa é contratar uma empresa especializada em cobrança, como descreveremos a seguir.

Contrate um serviço de cobrança

Uma ótima forma de resolver o problema é contar com a ajuda de empresas especializadas em cobranças. Estas empresas são especialistas em soluções no que diz respeito a atendimentos ao público em geral. Por isso, possuem técnicas para abordar clientes tanto para vendas quanto para cobranças. É uma boa forma de despersonalizar a cobrança e ter mais chances de rever o pagamento.

A Redeservice possui soluções para ajudar as empresas de cobrança e facilitar os processos de contato com o cliente, para saber mais, entre em contato conosco.

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