Ao longo dos anos, pudemos observar muitas mudanças nas tendências de atendimento ao cliente. Uma delas é a diversificação nas formas de contato, quando o telefone deixou de ser o único meio de interação entre uma pessoa física e uma jurídica.
Mais do que isso, as transformações incluíram ainda uma maior exigência por parte dos consumidores. Para que sua empresa se mantenha atualizada e competitiva, é importante estar por dentro das novidades desse segmento. Vamos conhecê-las?
Atendimento humano e personalizado
A empatia é um ponto de bastante importância quando falamos sobre tendências de atendimento ao cliente. Esse conceito tão em alta traz a ideia de que os colaboradores precisam identificar, enxergar e se colocar na posição do consumidor para que possam proporcionar a maior satisfação possível.
Nesse sentido, os clientes querem que as empresas os tratem como pessoas e não apenas como números em um banco de dados. Assim, o atendimento precisa se focar no relacionamento e não apenas em tirar dúvidas ou responder solicitações.
Na prática, como isso pode funcionar? Disponibilize variados canais de contato, identifique qual o perfil dos clientes e crie uma linguagem relevante para cada um deles a fim de oferecer valor aos seus consumidores.
Chatbots de atendimento
Com certeza, uma das maiores novidades nas tendências de atendimento ao cliente nos últimos anos é o chatbot. Esta ferramenta tem ganhado cada vez mais adeptos e é uma excelente alternativa para oferecer respostas rápidas, sem que o consumidor espere muito tempo pela abordagem humana.
O chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante os 365 dias do ano. Além disso, a plataforma é personalizável, o que contribui para uma maior taxa de satisfação dos clientes.
Solução Multicanalidade
Como já falamos, oferecer ao seu cliente diversas formas de contato é uma estratégia super importante para o seu negócio. Indo além, para que tudo funcione satisfatoriamente é preciso que esses canais sejam integrados com uma solução multicanal.
A solução omnichannel permite que sua empresa receba as demandas dos clientes por variados meios. Ela mantém o histórico das chamadas, oferece uma experiência mais personalizada e elimina as repetições. O resultado é um atendimento mais positivo e uma maior percepção de valor e satisfação por parte do cliente.
Ambiente seguro
Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a segurança e ética na manipulação de dados ficou ainda mais necessária. Com as novas regras, sua empresa precisa ficar ainda mais atenta aos princípios de consentimento, transparência e aplicabilidade.
Além da LGPD, o cliente está cada vez mais cuidadoso e exigente quando se trata de compartilhar seus dados pessoais. Assim, oferecer um ambiente seguro é essencial para que ele possa se sentir confortável ao passar informações como nome completo, CPF e endereço, entre outras.
Conclusão
Vimos então que as tendências de atendimento ao cliente se transformam ao longo do tempo e que, para se manter sempre competitiva e relevante, sua empresa precisa sempre estar à frente.
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