Cobrar clientes inadimplentes é sempre uma tarefa delicada. O contato é difícil e atualmente, com a mudança no perfil do consumidor, a renegociação de uma dívida tem se tornado um processo desafiador.
Assim, nos últimos anos muitas empresas têm utilizado uma opção mais discreta para abordar o devedor e proporcionar uma melhor experiência do cliente: a cobrança por canal digital.
O uso da tecnologia ficou ainda mais evidente após a pandemia e tem bastante relação com a mudança no comportamento do comprador. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o perfil do consumidor em nossos dias?
Consumidor ultraconectado
Já se foi o tempo em que enfrentávamos filas nos bancos para resolver alguma pendência ou fazer algum pagamento. Agora, com apenas alguns cliques no computador ou toques em uma tela de celular, é possível solucionar as várias demandas do nosso cotidiano.
Nesse sentido, percebemos que o consumidor atual é alguém muito conectado, que usa os recursos tecnológicos para desde as coisas mais simples até as mais complexas da vida. Tudo isso disponível na palma da mão, de forma descomplicada.
Utilizar as ferramentas digitais, tais como SMS, e-mail, WhatsApp ou URA pode facilitar bastante todo o processo de cobrança e contribuir para a redução do número de inadimplentes.
Ligado no WhatsApp
Segundo dados do ano passado, o Brasil é o segundo lugar do mundo em número de usuários do WhatsApp, com cerca de 120 milhões de contas. Em 2022, a previsão é que alcancemos a marca de 147 milhões de pessoas conectadas nesta rede social, ficando apenas atrás da Índia.
Uma outra pesquisa realizada pela Recovery, empresa do Grupo Itaú, traz impressões bastante interessantes sobre o uso do WhatsApp no segmento de cobrança. Um desses pontos diz que o volume de tentativas de acordos pela plataforma cresceu 40% entre 2020 e 2021.
Diante dessas realidades, podemos perceber que o WhatsApp já faz parte do dia a dia dos brasileiros. Esta tecnologia, aliada a outras tais como o CRM, a plataforma Channels, o discador e o Meu Acordo formam o combo de soluções que vão alavancar os resultados de sua empresa.
Cliente omnichannel
Atualmente, a tecnologia presente nos smartphones nos permite fazer compras, pedir comida e pagar contas. Por isso, estar presente nos diversos canais disponíveis hoje em dia deixou de ser um diferencial e passou a ser quase uma obrigação para as empresas.
O perfil do consumidor atual mostra alguém sempre em busca de facilidade e comodidade. As tarefas cotidianas precisam ser realizadas de forma rápida e à distância.
Pensando nisso, é essencial o investimento em uma solução omnichannel. A plataforma “tudo em um” possibilita a centralização, o controle e o gerenciamento de todos os canais de atendimento de voz, SMS e mensagens instantâneas.
Conclusão
Com os apontamentos acima, vimos que o perfil do consumidor brasileiro mudou ao longo dos anos. A cobrança digital permite que o cliente tome decisões rapidamente, na hora e da forma que preferir. Isso representa o empoderamento do cliente e a necessidade de adaptação por parte das empresas.
Dessa forma, seu negócio precisa estar preparado para o cenário atual e a Redeservice é sua parceira nessa caminhada. Caso queira conhecer as soluções citadas neste artigo e as demais disponíveis, entre em contato e agende um bate-papo conosco!