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O WhatsApp e o comportamento do consumidor nas operações de atendimento

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O WhatsApp é um verdadeiro sucesso no Brasil. Hoje, ele é o aplicativo mais popular do país, presente em 99% dos smartphones. Além disso, uma boa parte dos usuários usa esta ferramenta todos os dias. Com tanta relevância, é de se esperar que o app tenha participação também nas operações comerciais, não é mesmo?

As novas tecnologias têm permitido às pessoas a interação não somente entre amigos e familiares de forma eficaz e rápida, mas também entre os consumidores e as empresas.

No caso do WhatsApp, é possível que as organizações exponham e vendam seus produtos, façam atendimentos e cobranças, esclareçam dúvidas e fortaleçam o relacionamento com os clientes. Tudo isso, é claro, traz uma mudança na forma como as pessoas se comportam. Abaixo, vamos analisar um pouco mais sobre esses pontos.

Atendimento detalhado e rápido

Além de ser muito mais poderoso que a tradicional ligação telefônica, o WhatsApp oferece possibilidades maiores devido aos recursos tecnológicos audiovisuais.

Outro ponto também é que hoje o consumidor tem muito menos paciência para esperar o atendimento por telefone e muitos preferem se comunicar por mensagem. Neste caso, o WhatsApp tem muitas vantagens, uma vez que o cliente não precisa ficar preso a uma fila tradicional. Com as interfaces de inteligência artificial, então, é possível uma resposta bem mais assertiva.

Presença esperada

Atualmente, o consumidor moderno espera que todas as empresas, independentemente de seu tamanho, estejam presentes em diversos canais de comunicação.

Nesse sentido, o WhatsApp recebe bastante destaque por ser um aplicativo democrático, acessível para diversas pessoas e variados tipos de negócios. Assim, a diferença está no uso que se faz da ferramenta. Para um microempresário, por exemplo, a versão Business é suficiente. Por outro lado, se a empresa precisa interagir com mais de três pessoas por vez, a API é uma alternativa mais adequada.

Plataforma de compras

Com a pandemia, a compra on-line se tornou uma prática segura e rápida. Por isso, o WhatsApp ganhou destaque no e-commerce, especialmente para aquisições urgentes e não planejadas.

Assim, o recurso do carrinho de compras foi disponibilizado no aplicativo em dezembro de 2020 e continua importante até hoje.

Comunicação personalizada

Todo mundo gosta de se sentir especial, até mesmo nas relações virtuais. Por isso, o cliente espera que a comunicação no WhatsApp seja personalizada e próxima.

Para oferecer essa experiência positiva para o seu consumidor, o ponto inicial é realizar uma pesquisa aprofundada com o seu público para que se possa entender suas necessidades e desejos.

É claro que, para essa tarefa, é preciso que se leve em conta o tamanho da empresa. No caso das menores, a personalização pode ser feita de forma mais manual, por meio da análise do histórico de compras ou consumo.

Por outro lado, as companhias maiores exigem um estudo mais aprofundado, com o auxílio de ferramentas tecnológicas que façam a retenção e a curadoria das conversas.

Integração de canais

E por último, mas não menos importante, temos que lembrar que o consumidor atual busca não apenas a comunicação via WhatsApp, mas também em outros canais. Desse modo, o aplicativo veio para agregar e não para competir com os demais recursos.

Logo, é importante que sua empresa invista na multicanalidade e na integração desses diversos canais. Para isso, uma ferramenta “tudo em um” faz toda a diferença. Ela é capaz de aumentar a efetividade da sua operação de atendimento, independentemente de onde ele seja originado: WhatsApp, SMS, WebChat, agente virtual, Facebook e Telegram.

Para finalizar, que tal conhecer as soluções que a Redeservice oferece para otimizar sua operação de atendimento, suporte, venda e cobrança? Saber mais sobre elas é fácil: entre em contato conosco e agende uma conversa com os nossos especialistas!

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