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Os desafios da Comunicação Integrada

Com o mercado cada vez mais acirrado, sai na frente as empresa que conseguem se destacar principalmente quando o assunto é comunicação.

Mas não é qualquer comunicação que estamos falando, já estávamos numa era de comunicação integrada, e com a chegada da pandemia vimos um boom no uso das soluções omnichannel, e no fortalecimento da comunicação nos meios digitais.

Com o objetivo de oferecer uma experiência única ao cliente e fortalecer a marca da empresa. Muitas empresas já se adaptaram a comunicação integrada, outras estão tentando se adaptar e para algumas ainda é um desafio.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe nosso artigo e conheça, entenda melhor o que é a comunicação integrada, quais são seus principais desafios e como superá-los. Confira!

Mas afinal, o que é a comunicação integrada?

Podemos considerar  a comunicação integrada como conjunto de ações e estratégias que integram os canais de comunicação de uma empresa. O objetivo é unificar a mensagem passada da empresa para o cliente, fortalecendo a imagem da empresa e a comunicação com os clientes.

A comunicação integrada faz parte de uma transformação digital, onde as empresas se encontraram em uma situação em que é preciso gerenciar muitos canais de comunicação ao mesmo tempo.

Dessa forma, o conceito de “Comunicação Integrada” precisa ampliar os esforços para divulgar e promover a marca da empresa. Unindo todos os meios, sejam eles online ou não.

E quais os são os principais desafios da comunicação integrada nas empresas?

É comum os clientes reclamarem da demora no atendimento para inclusive resolver questões simples. Esse tipo de reclamação muitas vezes pode prejudicar a imagem de uma empresa.

Lidar com alta demanda nos atendimentos

É de extrema importância o bom funcionamento dos canais de atendimento ao cliente, seja ele suporte, sac, vendas entre outros, geralmente esse tipo de atendimento como o suporte por exemplo tende a ficar sobrecarregado.

Nesse caso, é necessário que a empresa atue de maneira eficiente e, para isso, é necessário o investimento em tecnologia. Por exemplo, com a utilização de chatbots podemos aumentar a disponibilidade da empresa para resolução de questões mais simples levantadas pelos clientes.

Vazamento de dados

Uma outra questão levantada como dificuldade na comunicação integrada são os vazamentos de dados.

É importante estar atento a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), se adequar as normas e para isso é indispensável que a empresa trabalhe com plataformas seguras e desenvolva processos que envolvam a cultura organizacional da empresa junto aos colaboradores a fim de prevenir qualquer tipo de ataque aos dados.

Manter um padrão na comunicação

Para virarmos a chavinha da comunicação integrada é de extrema importância adotar um padrão na comunicação da empresa, porém, cada canal de atendimento da empresa deve ser tratado de maneira particular. Por exemplo, as empresas devem desenvolver estratégias que sejam adaptadas aos diferentes meios. Mas sem perder o padrão na comunicação elaborado pela empresa.

E como superar os desafios e colocar em prática uma comunicação integrada e eficiente?

Como vimos, a comunicação integrada pode enfrentar muitos desafios. Para superá-los, é preciso promover a união dos objetivos de marketing e da comunicação no mesmo planejamento.

Como fazer isso?

Conheça o seu público-alvo

A base de todas comunicação é conhecer e estudar o seu público alvo. Para isso, a empresa pode, por exemplo, utilizar a técnica de buyer personas, a qual consiste em construir personagens que são similares às características dos seus clientes reais.

Esse tipo de estratégia ajuda a definir os traços principais dos clientes e como a empresa pode trabalhar com eles em cada momento das etapas de funis de vendas. Com as personas definidas, a comunicação integrada tende a ser mais assertiva, pois as estratégias serão direcionadas às pessoas certas.

Estabeleça estratégias

Uma vez que os objetivos foram definidos e alinhados, é hora de criar estratégias de comunicação integrada que vão direcionar as ações de modo geral. Isso quer dizer que é preciso elaborar um discurso único que crie bases para todos os propósitos da empresa.

Estruture e mapeie todos os canais comunicação

Um outro passo importante para realizar a comunicação integrada é justamente estruturar e fazer um mapeamento de todos os canais de comunicação que a empresa faz uso. Nesse sentido, vale tanto considerar inclusive as mídias sociais..

Basicamente é preciso elencar os pontos de contato da empresa e com seu público. Em seguida, analisar esses dados e deixá-los detalhados no planejamento.

Coloque em prática a integração dos canais

Após estruturar e mapear os canais de comunicação, é preciso colocar em prática a integração dos canais, e essa é a tarefa mais relevante para uma comunicação integrada. Que é fazer uso de uma solução OMNICHANNEL.

Com uso de uma solução omnichannel é possível fazer o alinhamento de todos os canais de comunicação da empresa para entregar uma melhor experiência do cliente. É importante destacar que cada canal deve sempre levar a mensagem essencial da empresa, transmitindo a sua identidade com clareza e coerência.

Apresentamos para vocês algumas informações sobre como enfrentar os desafios da comunicação integrada. É fundamental destacar que essa estratégia terá sucesso quando também alinhada às métricas de monitoramento. É preciso que a empresa acompanhe de perto os resultados da comunicação integrada.

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