A Black Friday está chegando. A data é uma das mais importantes para o comércio brasileiro e fica atrás apenas do Natal. Com isso em mente, temos a pergunta: sua empresa já está preparada para vender mais no período?
Antes de tudo, vale a pena entendermos um pouco sobre a história desse movimento. Ele surgiu nos Estados Unidos e acontece na última quinta-feira do mês de novembro, depois do Dia de Ação de Graças. Em 2021, a data cai em 26/11, porém algumas empresas no Brasil usam a semana inteira para fazer suas promoções. Há aquelas que já no início do mês promovem um “esquenta” em suas vendas.
Segundo a consultoria Ebit|Nielsen, a Black Friday de 2020 apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Agora, o mercado espera também boas projeções, mesmo em um cenário de incertezas no país.
A seguir, confira algumas dicas para que sua empresa aproveite a oportunidade e fature mais no período.
Seja honesto
A primeira recomendação é essencial para manter uma imagem positiva para sua empresa. Em edições anteriores, houve a popularmente chamada “Black Fraude”, quando algumas lojas aumentavam os preços dias antes para diminuí-los na data do evento. Com isso, o valor praticado na verdade era o original e muitos consumidores se sentiram enganados.
Com mais acesso à informação, as pessoas estão atentas às ofertas mais atrativas e verdadeiras. Por isso, aposte na transparência e cuide da sua marca.
Invista na experiência do cliente
Já que estamos falando de uma data marcada por preços promocionais, leve essa característica a sério. Nesse sentido, crie ofertas realmente atraentes e chamativas, capazes de surpreender o seu público na Black Friday.
No entanto, quando pensamos em experiência do consumidor, vamos além do preço. Para facilitar a satisfação de seu cliente, invista no atendimento e na velocidade e usabilidade do seu site.
Ofereça diversos canais de comunicação
Aqui, falamos sobre a importância de uma estratégia já citada em um outro artigo: o omnichannel. Basicamente, nessa metodologia a empresa não apenas está presente em vários canais, mas também oferece uma experiência integrada para seus clientes em todos eles.
Independentemente de onde ocorra a interação (redes sociais, chat, e-mail e telefone, por exemplo), no omnichannel seu cliente sente que está recebendo o mesmo atendimento.
Treine sua equipe
Por último e igualmente importante, citamos o treinamento de seus colaboradores. Esse é um dos passos fundamentais para se preparar para a Black Friday.
Tanto nos ambientes físicos quanto nos virtuais, essa época do ano costuma alavancar a presença dos consumidores. Assim, é fundamental que a equipe possa dar conta da demanda e, mais do que isso, oferecer um atendimento eficiente, humanizado e ágil. Lembre-se que um mau atendimento pode colocar em risco todo o seu planejamento.
Nós, da Redeservice, estamos prontos para oferecer as melhores soluções tecnológicas para que a Black Friday desse ano seja memorável para sua empresa. Nossa expertise oferece diversas ferramentas sob medida para o seu negócio. Quer saber mais? Basta agendar agora mesmo o bate-papo com um de nossos consultores especializados.