Os gestores de empresas têm diversas missões importantes e uma delas é acompanhar os resultados de seus departamentos. Para isso, o uso de técnicas e novas ferramentas, surgidas a partir do grande avanço tecnológico recente, é essencial. Não é diferente com a análise dos resultados do time de vendas.
Como fazer para acompanhar estes números e entender como eles podem ser otimizados? A resposta é: usando boas soluções tecnológicas a seu favor.
Como acompanhar os resultados
Uma solução bastante eficaz é o uso do chamado CRM, sigla para Costumer Relationship Manager (Gestão do Relacionamento com o Cliente). Com esse tipo de serviço, tudo fica mais simples.
Afinal, por meio desta plataforma, os gestores conseguem acompanhar cada passo de seus vendedores com cada cliente atendido. Isso gera um panorama muito mais completo sobre a forma de ação, os passos nos quais houve mais dificuldade e também em quais momentos do processo de venda a situação se concretizou de maneira mais rápida ou se perdeu.
Ou seja, para além do número frio de X vendas por semana, mês ou o período desejado, os líderes conseguem entender todo o caminho, em tempo real. Com isso, o acompanhamento é mais completo.
Números e dados para gerar análises embasadas
Para que o acompanhamento seja justo com todos, é possível gerar dados e números a partir desta plataforma. Assim, um relatório sobre os resultados de determinado vendedor da equipe não fica baseado apenas em uma estatística geral. Há todo o conhecimento sobre suas ações.
E, para completar, é possível entender as interações com os clientes, o que é sempre importante para ir além do simples resultado final, ou seja, se a venda foi feita ou não. Até porque, embora o objetivo seja sempre a venda, o processo até chegar a isso também é importante para fidelização de uma base, para uma melhor experiência do público etc.
Otimização de resultados
A partir do momento em que é possível acompanhar os resultados, os gestores também conseguem otimizá-los. Isso porque, com uma plataforma rica, que entregue tantos dados e informações relevantes, fica mais simples analisar eventuais correções e possibilidades de melhorias.
Para completar, isso é feito de maneira mais rápida, pois os números já são colocados automaticamente em pauta e as etapas do processo de vendas já estão bem divididas, para entendimento de pontos que podem ser melhorados. Relatórios são gerados com mais facilidade, reuniões já começam bem embasadas e não se arrastam.
Tudo isso leva ao ganho de tempo e também forma argumentos fortes o suficiente para que a equipe de vendas entenda onde precisa melhorar, quais etapas estão boas e outras informações. Não se perde tempo com achismos. Há a resolução efetiva para as questões a partir do monitoramento que foi feito.
Conclusão
Portanto, é possível acompanhar e otimizar resultados da equipe de vendas a partir de uma solução tecnológica como o CRM. A empresa ganha em tempo, ganha em aumento da qualidade do serviço do time e isso só gera benefícios para o presente e o futuro do negócio.
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