BLOG

5G: o que é? O que muda? E quais as vantagens?

5G: o que é? O que muda? E quais as vantagens?

O 5G chegou ao Brasil. A nova tecnologia já está disponível em algumas capitais do país, como Brasília (DF), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (BH) e São Paulo (SP) e promete oferecer mais velocidade para downloads e uploads.

Além disso, a novidade permitirá o aumento de conexões simultâneas e tem a missão de comportar o volume crescente de dados que transitam diariamente pelos dispositivos sem fios espalhados no mundo todo.

A seguir, conheça com a gente um pouco mais sobre o que é o 5G e as vantagens desta inovação.

O que é o 5G?

5G é a denominação para a quinta geração de redes móveis pela qual os dispositivos inteligentes se conectam à internet e estabelecem comunicação entre si.

A nova tecnologia vai permitir taxas de transferência de 10 a 100 vezes mais velozes que o 4G por meio do melhor uso das faixas de onda de rádio no espectro de ondas eletromagnéticas. Esse mesmo tipo de ondas é também usado pelo Bluetooth, Wi-FI e TV aberta.

O que muda com a chegada do 5G?

Um dos pontos de maior destaque com a chegada do 5G é o considerável aumento da velocidade em relação ao 4G. Para entendermos melhor essa diferença, imagine uma tarefa básica do dia-a-dia: baixar um filme. Na tecnologia anterior, um filme HD de 8 Gb seria baixado em cerca de sete minutos. No entanto, no 5G o mesmo filme levaria apenas seis segundos para completo download.

Além disso,uma outra mudança vinda com o 5G pode ainda não estar presente no cotidiano dos brasileiros, mas será um grande avanço. Imagine um carro autônomo viajando em uma estrada onde acontece um acidente. Com o 5G, sensores conectados ao longo do caminho poderiam transmitir as informações de forma instantânea para o veículo e evitar uma outra complicação.

Outras mudanças proporcionadas pelo advento do 5G é o crescimento e popularização da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), melhor cobertura em regiões afastadas e o aumento de conexões simultâneas, que passarão a marca de 10 mil dispositivos por quilômetro, no 4G, para até 1 milhão por quilômetro com o 5G.

As vantagens do 5G

Em resumo, o 5G trará as seguintes vantagens para os usuários da internet brasileira:

– Baixa latência: a latência é o tempo que um aparelho leva para enviar dados para outro. Essa taxa é muito importante especialmente em aplicações industriais e carros autônomos e, para se ter uma ideia, no 5G ela passará a ser de cerca de um milésimo de segundo contra os atuais 50 milissegundos do 4G.

– Mais poder para a Internet das Coisas: os próximos 10 anos devem representar um grande avanço neste sentido. Com cada vez mais dispositivos conectados, a tecnologia permitirá o atendimento das necessidades de usuários e suas aplicações.

Conclusão

O 5G chegou ao Brasil em julho deste ano de 2022, com o início das operações das empresas Claro, Tim e Vivo. Este deve ser apenas o começo que seguirá com a expansão para os demais Estados brasileiros. Certamente, esta inovação impactará de forma direta os negócios no país e, aliada às tecnologias oferecidas pela Redeservice, proporcionará resultados positivos para sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco e agende uma demonstração.

Entre em contato

Envie um email
Fique por dentro das novidades!
Whatsapp

Trabalhe conosco