O momento que vivemos acelerou a adoção do trabalho remoto para muitas empresas ao redor do mundo. Nesse sentido, o que antes era uma tendência virou uma necessidade. Agora, mais do que o home office, falamos sobre o Anywhere Office, o conceito que permite o trabalho em qualquer lugar. Contudo, esse novo modelo traz um desafio: como fazer a gestão da equipe de vendas remota?
O gerenciamento do trabalho a distância exige flexibilidade e adaptabilidade. Por outro lado, há vantagens tais como a redução de custos e a possibilidade de mais qualidade de vida para seus colaboradores.
Vamos descobrir como fazer a gestão da sua equipe de vendas remota? Confira as dicas abaixo:
Faça um bom planejamento
Invista um tempo na preparação de um planejamento sólido e bem estruturado. Como sua equipe de vendas estará a distância, esse ponto inicial é importante para que tudo fique claro para todos.
Estude e descreva a rotina de seus colaboradores. Do mesmo modo, determine quais tarefas precisam ser entregues e seus respectivos prazos de conclusão. É essencial também a definição de metas individuais e coletivas, assim como dos indicadores de desempenho (KPIs) para a equipe.
Defina seus processos
Em tempos de home office, a gestão deve ter um olhar cuidadoso para a manutenção da produtividade da sua equipe de vendas.
Um dos principais pontos é definir bem seus processos. Estude-os! Estabeleça a ordem e quais colaboradores serão responsáveis por cada tarefa. Com isso, é possível evitar retrabalhos e padronizar as demandas.
Se você procura uma ferramenta para auxiliá-lo na organização dos projetos, conte com o Trello. Com ele, você monitora o que está sendo feito, quem está trabalhando em quê e em que ponto está cada parte do processo.
Cuide da comunicação
Um dos maiores obstáculos na gestão da equipe de vendas remota é manter uma boa comunicação. Em outras palavras, isso significa que o gestor deve alinhar as expectativas de todos os envolvidos. Deve deixar claro também o que espera de cada pessoa e quais os passos necessários para alcance dos objetivos.
Para manter esse contato, faça reuniões periódicas com a equipe. Tenha em vista o foco e a objetividade para que esses encontros sejam produtivos, sempre voltados para a análise de resultados, feedbacks e troca de ideias sobre o trabalho. Uma boa dica é estabelecer previamente a pauta de cada reunião e determinar o tempo de início e término da conversa.
O mercado atual oferece boas ferramentas para videoconferência, entre elas o Zoom, Google Meet e Whereby. Há também o Slack, um software de comunicação de equipes com suporte a conversas privadas e integração com serviços externos.
Acredite na gestão de pessoas
Ainda que seus colaboradores estejam em trabalho remoto, lembre-se da gestão de pessoas. Aposte na valorização das equipes e nas ações de motivação. Isso é essencial para manter um clima agradável entre todos e para encurtar as distâncias virtuais. Para essa tarefa, conte com a expertise do seu time de RH.
Do mesmo modo, construir uma relação de confiança também é um passo fundamental para uma boa liderança. Lembre-se de que pessoas engajadas trabalham melhor e trazem mais resultados.
Por fim, vale lembrar que além das dicas apresentadas, a Redeservice oferece soluções inteligentes e integradas para impulsionar seus negócios. Que saber mais? Converse agora mesmo com um especialista!