Manter a saúde financeira é essencial para qualquer empresa, não é mesmo? Sem dinheiro não há como garantir salários, fazer manutenções e investir em inovações. Por isso, é sempre importante melhorar a cobrança de sua empresa.
A inadimplência é um problema que pode ser causado pela falta de um processo adequado ou por rotinas ultrapassadas. De qualquer forma, ele é comum e um desafio tanto em pequenas quanto em grandes organizações.
A seguir, separamos algumas dicas para ajudar sua empresa a melhorar a cobrança. Acompanhe conosco!
Cuide da comunicação
Em primeiro lugar, para cobrar é preciso entrar em contato com o cliente, correto? Seja ela por meios digitais ou por intermédio de uma pessoa, a comunicação com os inadimplentes deve ser feita com respeito e cordialidade.
Se a abordagem for feita pelas plataformas tecnológicas, redobre a atenção. Isso porque a interpretação da mensagem fica por conta de quem está lendo, o que pode causar um entendimento diferente do desejado.
Antes de cobrar, verifique os débitos
Uma vez acertada a forma de comunicação e antes mesmo do contato, é importante ter certeza dos valores em aberto. Como já sabemos, cobrar alguém indevidamente é muito desagradável, prejudica a imagem da empresa e pode gerar até mesmo um cancelamento.
Aqui, a dica é buscar sempre conhecer o cliente. Avalie seu comportamento de consumo, as sazonalidades, seu histórico de pagamento e demais informações que possam ajudar no momento da cobrança.
Defina uma régua de cobrança
Uma régua de cobrança é um conjunto de comunicações que podem começar antes mesmo da inadimplência. Na prática, com esse método o cliente poderá receber lembretes e o boleto antes do vencimento, ser convidado para atualizar informações ou qualquer outra mensagem que possa facilitar e melhorar a cobrança.
Com essa estratégia, sua empresa elimina as chances do não pagamento por esquecimento, por exemplo, algo bem comum no dia a dia do consumidor.
Ofereça diversos canais de contato e formas de pagamento
A gente sabe que nem todo mundo é adepto das ligações telefônicas, não é mesmo? Há também os clientes que nem sempre abrem e-mail. Por isso, ofereça aos seus clientes diversos canais de atendimento. Dessa forma, a comunicação se torna mais efetiva e há um melhor retorno sobre as cobranças.
Ainda sobre diversificação, ofereça aos seus clientes também vários meios de pagamento. Assim, sua empresa permite flexibilidade, facilita a vida de quem paga e se diferencia no mercado.
Mostre vantagens
Uma outra ação interessante para melhorar a cobrança de sua empresa é apresentar vantagens para quitação do débito. Como exemplo, podemos citar o parcelamento ou desconto, ofertas que funcionam muito bem para clientes que estão com dificuldades financeiras.
Atitudes como essa valorizam o relacionamento com o consumidor e ajudam também a própria empresa. No entanto, é sempre importante que seja feito um estudo sobre a saúde financeira e as margens de negociação da empresa, de forma a não prejudicar o fluxo de caixa.
Conte com a tecnologia
Para finalizar as nossas dicas, não podemos deixar de citar a tecnologia como item poderoso para melhorar a cobrança da sua empresa.
Para isso, a Redeservice disponibiliza o Meu Acordo, uma poderosa plataforma de negociação web que vai transformar o processo de cobrança da sua empresa. Nossa solução elimina a burocracia e a lentidão da papelada aos devedores, reduz custos e vai direto ao que interessa.
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