Pense em uma ferramenta inteligente, capaz de atuar no atendimento em diversos canais e agir como se fosse um humano. Parece tema de filme de ficção científica, mas isso já existe e tem um nome: agente digital.
Se você ainda não conhece essa tecnologia, saiba que muitas empresas já a utilizam. Atualmente, o agente digital é uma excelente solução para automatizar os chamados via telefone, site e chat, entre outros meios. De maneira idêntica, ele funciona como um robô que consegue estabelecer conversas naturais com um cliente e proceder com as rotinas necessárias ao atendimento.
Na prática, o agente digital reconhece perguntas e as responde. Ele é programado para satisfazer as demandas mais comuns e que tomam muito tempo do colaborador. Enquanto isso, sua equipe pode focar em atendimentos mais complexos.
Vamos conhecer mais sobre o assunto? Agora, apresentamos alguma razões para sua empresa investir em um agente digital:
Redução de custos
O primeiro motivo é um dos principais objetivos de qualquer negócio: a diminuição de custos. Com a adoção de um agente digital, sua empresa pode reduzir a estrutura física e economizar com treinamentos da equipe. Dessa forma, há o aumento do ROI (Retorno sobre Investimento) de sua empresa.
Crescimento da produtividade
Bem como a redução de custos, o aumento da produtividade da equipe é também uma ótima métrica a ser alcançada. Com a automatização proporcionada pelo agente digital, alguns passos simples como a identificação do cliente e o encaminhamento ao setor correto são facilmente resolvidos.
Do mesmo modo, a inteligência artificial pode se aprofundar nos processos e apresentar produtos, negociar com o cliente e tratar de outros assuntos. Assim, os operadores humanos ficam à disposição para atividades mais estratégicas.
Melhora no tempo de chamada
Esqueça as longas filas para espera no atendimento. Com o agente digital, seu cliente recebe atenção imediata pelo sistema e, em muitos casos, tem sua solicitação resolvida em poucos minutos. A assistência é mais rápida, sem a necessidade de contato com um operador humano.
Mais eficácia no atendimento
Estar presente em variados canais de contato é um diferencial que só o agente digital pode oferecer. Seja por WhatsApp, telefone, chat ou SMS, o atendimento pode ser realizado com eficácia. Seu cliente não precisa de transferência entre setores e a comunicação fica muito mais assertiva e padronizada.
Retenção e fidelização de clientes
Por último e igualmente importante, o resultado é um cliente mais feliz e satisfeito. Como a gente já citou em artigo anterior, a fidelização é uma estratégia muito importante para qualquer negócio. Com ela, a empresa se mantém forte e garante sua presença no mercado.
Vale lembrar também que, além de manter clientes fiéis, o agente digital contribui para a atração de novos consumidores. Isso acontece porque, ao ser bem atendido logo no primeiro contato, a pessoa já tem uma experiência positiva e cria uma boa expectativa geral.
Para concluir, que tal conhecer outras soluções inteligentes para o seu negócio? Estamos aqui para isso! Fale com a gente sem compromisso e descubra como a Redeservice pode contribuir para o crescimento de sua empresa.