O Marketing Digital é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio. Com ele, sua empresa pode desenvolver várias ações para atrair potenciais clientes. Entre elas, temos a oferta de materiais educativos, promoções especiais e cupons de desconto.
Você sabia que um cliente já foi um lead? No artigo de hoje, vamos entender melhor esse conceito. Abordaremos também a importância da qualificação de leads no processo de vendas.
O que é lead?
Lead é um contato que ainda não efetuou nenhuma transação comercial com a sua empresa. Por exemplo, pode ser alguém que se cadastrou para receber mais informações sobre os seus produtos ou serviços. Considere também como lead aquele visitante que simplesmente baixou algum material gratuito como um e-book.
Em uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida, é natural que a quantidade de leads gerados cresça bastante ao longo do tempo. Muitas vezes, esse número acaba superando a capacidade do time de vendas. Nesse momento, vale a pena investir na qualificação de leads. Com ela, seus vendedores podem otimizar seus esforços e se dedicar aos contatos que têm mais possibilidades de gerar negócio.
Por que investir na qualificação de leads?
Se a sua empresa já tem uma estratégia de Marketing funcionando a todo vapor, talvez você perceba que os leads que chegam são bem diversos. Provavelmente, nem todos estão aptos a serem clientes de fato. Por outro lado, há também os leads que já possuem uma maior aderência às soluções ofertadas. Estes estão mais preparados para avançar no funil de vendas.
Para exemplificar, vamos pensar em um estudante que baixou um e-book. Naturalmente, esse tipo de lead ainda não tem potencial para adquirir o seu produto ou serviço. Nesse caso, não vale a pena o vendedor entrar em contato com essa pessoa. É aqui que entra o importante papel da qualificação de leads.
Este trabalho de análise prévia deve ser realizado por uma pessoa ou equipe especialista. O profissional fará a aplicação de filtros que segmentam os leads e identificam os que têm interesse ou condições imediatas para adquirir sua solução. O colaborador que realiza esse trabalho é conhecido como “Sales Development Representative” (SDR).
O SDR é capaz de identificar quais contatos merecem avançar no processo e chegar aos cuidados dos vendedores. A partir desse conceito, um lead qualificado deixa de ser um simples email ou número de telefone. Ele passa a ser uma verdadeira oportunidade de conversão de venda.
Enquanto isso, os leads considerados inicialmente como ruins podem continuar sendo nutridos pela equipe de Marketing para que avancem no funil de vendas.
Conclusão
Uma ação eficiente de qualificação de leads traz benefícios para todo o processo comercial. Ela aumenta o volume de vendas e o nível de motivação da equipe. Um outro benefício é a integração dos vendedores com o time de Marketing, já que todos trabalham melhor, com mais assertividade.
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