Estamos no fim de 2021. Um novo ano se aproxima e, com ele, é hora de entender o que deu certo e o que não funcionou tão bem. Além disso, é tempo de criar novas estratégias e pensar em como se destacar em 2022, principalmente quando falamos sobre atendimento ao cliente.
O perfil do consumidor mudou muito nos últimos 2 anos. Com os desafios impostos pela pandemia, a tecnologia ganhou ainda mais espaço. Nesse sentido, é preciso reavaliar as formas de socializar, comprar e se relacionar com as pessoas.
A seguir, reunimos algumas tendências no atendimento ao cliente para 2022. Vem com a gente e veja como sua empresa pode alavancar seus resultados no novo ano que logo se inicia.
Atendimento personalizado e humanizado
Oferecer o que o cliente quer, no momento adequado. Esse é o principal ponto quando tratamos sobre atendimento ao cliente. No entanto, para se destacar, é necessário ir além.
Mais do que chamar a pessoa pelo seu nome, é importante disponibilizar canais de contato adequados a cada tipo de persona. É preciso entender suas características comportamentais e demográficas, seu estilo de vida e qual a linguagem mais assertiva. Dessa forma, sua empresa pode oferecer conteúdos relevantes e que proporcionam valor.
Invista na tecnologia, sem ignorar a personalização e a humanização. Sua operação de atendimento deve ultrapassar o simples esclarecimento de dúvidas ou retorno de solicitações.
Chatbot e autoatendimento
O autoatendimento é uma grande tendência para 2022. Essa ideia ganhou força porque os clientes querem ser capazes de resolver seus problemas de forma rápida, principalmente quando estes são relacionados a questões simples, tais como a verificação do status de uma entrega, a consulta de um saldo e a emissão da segunda via de um boleto, entre outras.
Sendo assim, algumas soluções tecnológicas podem fazer toda a diferença no atendimento ao cliente. Entre elas, podemos citar a URA (Unidade de Resposta Audível) e o chatbot, um robô baseado em inteligência artificial.
O chatbot é uma ferramenta personalizável, que reduz as demandas e as sobrecargas dos atendentes humanos. Além disso, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sem dúvidas, um poderoso aliado no atendimento ao cliente em 2022.
Experiência Omnichannel
Como já vimos em um artigo anterior, não basta oferecer múltiplos canais de atendimento. Hoje, o mercado exige mais. É essencial que os pontos de contato com sua empresa sejam integrados e que transitem bem entre o mundo digital e o físico.
Uma plataforma omnichannel é crucial nessa missão. Com ela, sua empresa obtém uma gestão unificada do atendimento. Na prática, uma interação que se inicia no WhatsApp, por exemplo, pode continuar com sucesso no chat, sem necessidade de repetição e sem perda das informações.
Uma outra vantagem da experiência omnichannel é que ela contribui para a fidelização dos clientes, uma vez que proporciona um atendimento mais ágil e eficiente.
Conclusão
Sejam quais forem as tendências adotadas por sua empresa em 2022, conte com a Redeservice. Nossas soluções oferecem tecnologias inteligentes e antenadas com o mercado. Para conhecê-las e descobrir as mais adequadas às necessidades de seu negócio, clique aqui e agende um bate-papo conosco.